Produções

André Levy


Doutorado em Biologia Evolutiva, lecciona e faz investigação no ISPA-IU (Lisboa). A sua formação em biologia foi influenciada pelo pensamento de Marx quer directamente quer através de eminentes biólogos marxistas, como Stephen Jay Gould ou Richard Lewontin. Começou a apreender e praticar teatro nos EUA, durante o doutoramento, num teatro comunitário  Theatre Three, em Port Jefferson, Nova Yorque  onde actuou numa diversidade de produções, incluindo peças infantis, musicais, teatro de improviso, e peças de Shakespeare.

Em 2004 regressou a Lisboa e iniciou investigação no ISPA como bolseiro de pós-doutoramento. Em paralelo com a investigação, prosseguiu a sua carreira como actor, incluindo encenações de Cristina Carvalhal («Cosmos», em 2005, e «i.b.s.e.n.» em 2013) e dos Primeiros Sintomas («Nunca Terra», em 2005, e «Timbuktu», em 2006). Antecipando o bicentenário do nascimento de Charles Darwin, encarnou esta figura histórica na peça «After Darwin» , em 2007. Aperfeiçoou técnicas de teatro de improviso com Os Improváveis, tendo realizado algumas actuações deste formato em Portugal. 

Juntamente com as carreiras de biólogo e actor, tem mantido uma actividade política no movimento pela paz e em defesa dos direitos dos estudantes e trabalhadores. Conhecedor da obra e pensamento de Karl Marx, participou no 1º congresso Marx em Maio, em 2012. É militante do PCP. Foi membro activo da Associação dos Bolseiros de Investigação Científica (ABIC), a qual presidiu durante um mandato. Tem contribuído com textos para o Avante!O Militante, e a revista Vértice, e escreve para o blog Manifesto 74 e num blog pessoal, Jangada de Pedra

Não Matem o Mensageiro

Com tecnologia do Blogger.